Economize dinheiro cuidando do seu carro com nossas dicas

A gente sabe que você considera o seu carro como parte da família, não apenas por amá-lo, mas também porque ele também exige um grande gasto!

Quem é motorista de primeira viagem pode achar que o único gasto é com o combustível, mas isso é um engano: é preciso trocar o óleo, repor as velas, pagar o IPVA, pedágio… Enfim, existem muitos gastos extras para os quais o motorista deve estar preparado ao comprar um carro. Mas também existem formas simples de garantir que seu carro não exija tanto investimento.

Feche os vidros

Andar com os vidros abertos, especialmente a mais de 80km/h, interfere na aerodinâmica do veículo e faz com que você gaste mais combustível. É o mesmo que acontece quando corremos em um dia com ventos fortes: temos que fazer mais força, não é? Com o carro é a mesma coisa.

Deixe o ar-condicionado ligado

Ligar o ar também aumenta o consumo de combustível, da mesma forma que andar de vidros abertos. Porém, uma vez que a temperatura dentro do veículo diminui, o ar-condicionado para de trabalhar na potência máxima.

Então, o segredo é deixar o ar-condicionado ligado, pois ficar ligando e desligando o sistema faz com que ele volte a trabalhar na potência máxima e consuma mais e mais combustível.

Evite acessórios de decoração

Antes de instalar peças que mudem as características originais do seu carro, como aerofólios ou rodas fora do padrão, consulte o seu mecânico, pois elas podem influenciar na aerodinâmica do veículo e exigir mais do consumo de combustível.

Esqueça a “banguela”

A prática de deixar o carro em ponto morto em descidas, a famosa “banguela”, além de ultrapassada, está errada. O carro deve estar sempre engrenado, pois assim gasta menos combustível do que em ponto morto.

Uma dica é, a marcha que você deve utilizar para descer é a mesma marcha que você utilizaria para subir.

Verifique os fluidos

A cada duas semanas, verifique os níveis de óleo, de água e dos fluidos de embreagem e freios. Essas substâncias são importantes para o bom funcionamento de todas as peças do seu veículo e, mantendo-as dentro dos níveis de segurança, os riscos de alguma peça apresentar defeito diminuem muito.

Crie lembretes no seu celular para fazer isso a cada dois domingos. É um trabalho simples que pode economizar muito.

Mantenha os pneus calibrados

Sem preguiça! Calibrar os pneus não leva 5 minutos e pode ser feito de graça em qualquer posto de combustível. Fazê-lo uma vez por semana já é o suficiente e evita que seu pneu se desgaste mais rapidamente, o que diminui sua vida útil e faz com que o carro consuma mais combustível.

Saiba ler o seu painel

As luzes do painel não se acendem por nada. Leia bem o manual do seu veículo e saiba o que cada sinal pode indicar, além dos sinais sonoros. Dessa forma, você pode evitar um dano maior ao veículo, como ficar parado por uma falha mecânica ou falta de combustível, levando-o ao mecânico com antecedência.

Economize ainda mais usando o GNV

Se você quer economizar de verdade, a melhor opção é converter seu carro para utilizar o Gás Natural Veicular, ao invés de um combustível líquido. O benefício é ainda maior se você mora no Rio de Janeiro, pois dados divulgados pela ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado) no ano passado mostram que este é o estado em que o GNV é mais vantajoso: seu uso proporciona até 62% de economia na comparação com o etanol, e 57% comparando com a gasolina.

Faça a conversão do seu veículo em uma loja credenciada. A Inove Gás tem mais de dez lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro e região e, além de trabalhar apenas com cilindros de alta qualidade da MAT, ainda garante o melhor preço, com diversas opções de kits nacionais e importados. Pare de perder dinheiro com combustível, faça agora a conversão do seu veículo!